top of page

Perfil da empresa no Google: ponto cego no marketing e vendas.

Essa ferramenta gratuita e silenciosa vem mudando a realidade comercial de várias empresas, sem métricas de vaidade, apenas números relevantes.


Entenda de maneira abrangente porém concisa, porquê e como aproveitar ao máximo essa ferramenta, contornando obstáculos e potencializando sucesso.


  1. OPORTUNIDADES.


  • Momento da verdade: começamos pelo ponto mais óbvio mas negligenciado, no Google 100% da interação parte do consumidor na iminência da compra(isso difere o Google de qualquer canal online ou off-line). 

Se o consumidor buscou por algum produto ou serviço, esse é o momento do perfil da sua empresa aparecer rápido, encantar, gerar confiança e converter em venda.

 

  • Cac: custo de aquisição de cliente, essa é a parte da conta que ajudará muito na saúde do seu negócio, com uma gestão profissional, sua exposição e conversão em vendas pode crescer continuamente, sem que precise aumentar o investimento. 

Com isso, seu cac decresce e/ou se mantém baixíssimo ao longo do tempo. Quanto menos você gastar para atrair um cliente, mais dinheiro ficará no seu bolso.


  • Blindagem em crises e baixas: essa ferramenta, com uma gestão profissional, estratégica e especializada, vem se mostrando uma forte aliada em momentos de crise(a exemplo da pandemia e sazonalidades). 

A gestão da ferramenta proporcionou às empresas terem maior exposição nas buscas e/ou interações dos consumidores, quando comparados os números do ano anterior sem crise e ao período de baixa tradicional anterior. 

Quando todos imaginam que não há o quê se fazer, o Google pode surpreender com essa ferramenta.


  • Reforço na alta: espelhando positivamente, a ferramenta sob gestão adequada, resulta em melhores números de exposição e interações dos consumidores(ligações/solicitações de rota/chamadas no Google chat/chamada no whatsapp/visitas ao site) através do perfil da empresa. 

O que está bom, ficará melhor com o uso profissional da ferramenta.


  1. INSIGHTS.


  • Cadastro completo e constante: é necessário refinar o máximo de detalhes visíveis no painel administrativo, indo além daqueles pontos que ficam expostos aos consumidores na interface de resultados, pois as demais informações auxiliam o Google em lhe conhecer melhor. 

Revisões e adições frequentes são necessárias, pois assim como um veículo, o combustível envelhecido irá lhe prejudicar na performance.


Lembrando que há um aprendizado constante, a ferramenta apresenta erros de atualizações, pontuais e generalizados, mudanças não informadas, delay nos ajustes feitos e até rejeição destes sem retorno ao administrador.


  • Ajustes distribuídos: um primeiro ponto da sensibilidade da ferramenta, para evitar suspensão da conta, revise bem as informações que irá ajustar, pois refazê-las de imediato pode custar alguns dias fora dos resultados, se errou algo que pode esperar, então refaça após 24h. 

Outro ponto, não faça uma quantidade enorme de ajustes de uma vez só, distribua dos mais para os menos importantes e/ou urgentes, seja constante mas leve, 2 ou 3 ajustes por dia. Esses dois pontos diminuirão as chances de problemas com a ferramenta...''ela é temperamental.''


  1. AMEAÇAS.


  • Golpe de alteração de cadastro: infelizmente, o Google com sua política de colaboração de usuários de Gmail, deixa abertura para que maus usuários façam sugestões erradas para sua conta, para piorar, nem todas as sugestões aparecem no painel do administrador para o mesmo negá-las, então é preciso ficar de olho na interface do perfil na busca e no painel. 

São sabotagens simples, como sugerir endereço ou horários errados, até outras mais agressivas como inserir números falsos de telefones, onde os golpistas se passam pela empresa e cobram valores dos consumidores. 

Sinalizar ao Google a necessidade de medidas contra essas falhas, é necessário. Acesse https://www.change.org/p/pedir-ao-google-por-medidas-que-evitem-golpes-relacionados-ao-perfil-da-empresa e assine a petição. 


  • Golpe de cobrança indevida: várias empresas estão sendo contatadas por pessoas e/ou empresas golpistas, se passando por funcionários ou terceirizados do Google, com diversos discursos, dos mais requintados aos mais estapafúrdios, de forma a extorquir valores diversos, pontuais ou recorrentes. 

Lembrando que, o Google não cobra valor algum pela ferramenta, você só investirá algo se optar por ter uma empresa que lhe gerencie o perfil com método e resultados comprovados. Uma sugestão nesses casos é que, não entre em discussões com os golpistas, lhes responda algo do tipo, que a empresa está mudando de sócios e no momento não poderá decidir pelo investimento. 

Após o ocorrido com ou sem discussões, fique de olho no seu perfil, pois alguns golpistas por retaliação fazem o que citamos acima, sugerindo ajustes errados, como dizer que a empresa está temporariamente ou permanentemente fechada. Para ajudar o Google a identificar esses infratores, recolha dados dos mesmos, acesse https://support.google.com/business/contact/gmb_3p_complaints?_ga=2.31310527.1002429168.1616970987-1174809981.1616970987 e preencha a ficha de denúncia.



3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page